Procurar
Palavras-chaves
Últimos assuntos
Social bookmarking
Quem está conectado?
Há 1 usuário online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 1 visitante Nenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 61 em Sáb Abr 02, 2016 7:58 am
Rendimentos prediais
2 participantes
Fórum do Fisco Cabo Verde :: IUR- Imposto Único s/ Rendimentos :: IUR- Pessoas Singulares :: Rendimentos Prediais
Página 1 de 1
Rendimentos prediais
Sou Portuguesa e proprietária de um apartamento na Cidade da Praia que pretendo agora alugar. Gostaria de esclarecer as seguintes questões, uma vez que já não sou residente em Cabo Verde e não tenho qualquer rendimento nesse país.
- Vou ter de fazer declaração de IUR todos os anos por ter o rendimento da renda deste apartamento? Ou devo declarar esse rendimento em Portugal?
- Sendo eu (senhoria) uma pessoa singular, não residente em Cabo Verde e o inquilino, uma empresa sediada na Praia, sou sujeita a retenção de IUR, ou seja o meu inquilino tem que fazer retenção na fonte? A taxa é sempre 10% ou como não tenho rendimentos estou isenta (em Portugal a legislação difere nesta matéria dependendo dos rendimentos do senhorio)?
- Como devem ser feitos os recibos a passar ao inquilino. Existe algum modelo oficial nas finanças?
Obrigada.
- Vou ter de fazer declaração de IUR todos os anos por ter o rendimento da renda deste apartamento? Ou devo declarar esse rendimento em Portugal?
- Sendo eu (senhoria) uma pessoa singular, não residente em Cabo Verde e o inquilino, uma empresa sediada na Praia, sou sujeita a retenção de IUR, ou seja o meu inquilino tem que fazer retenção na fonte? A taxa é sempre 10% ou como não tenho rendimentos estou isenta (em Portugal a legislação difere nesta matéria dependendo dos rendimentos do senhorio)?
- Como devem ser feitos os recibos a passar ao inquilino. Existe algum modelo oficial nas finanças?
Obrigada.
sarafr- Mensagens : 1
Pontos : 3
Rendimento Predial
Boa tarde e obrigada por aqui deixar as suas dúvidas. Sobre os rendimentos predias pode encontrar tudo bem esplicado nesses links, aqui e aqui
Contudo, posso adiantar:
1. que deve declarar sim todos os anos;
2. que o formulário de declaração é o modelo 112 que pode ser obtido no nosso blogue;
3. que a taxa de retenção é sempre de 10% e só há lugar à retenção quando o inquilino é uma pessoa colectiva;
4. que não há isenção em IUR predial embora possa ter situação em que não há imposto quando o lucro for inferior às despesas dedutíveis nesse tipo de imposto.
Em relação aos recibos não se preocupe muito. uma feita por ti no seu computador já está de bom tamanho. Também pode comprar os que se vendem em papelarias mesmo as portuguesas.
Obrigada
Contudo, posso adiantar:
1. que deve declarar sim todos os anos;
2. que o formulário de declaração é o modelo 112 que pode ser obtido no nosso blogue;
3. que a taxa de retenção é sempre de 10% e só há lugar à retenção quando o inquilino é uma pessoa colectiva;
4. que não há isenção em IUR predial embora possa ter situação em que não há imposto quando o lucro for inferior às despesas dedutíveis nesse tipo de imposto.
Em relação aos recibos não se preocupe muito. uma feita por ti no seu computador já está de bom tamanho. Também pode comprar os que se vendem em papelarias mesmo as portuguesas.
Obrigada
Última edição por ruisanx em Qua Jul 18, 2012 9:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : achega)
djlando- Mensagens : 1
Pontos : 1
Fórum do Fisco Cabo Verde :: IUR- Imposto Único s/ Rendimentos :: IUR- Pessoas Singulares :: Rendimentos Prediais
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Ter Mar 17, 2015 9:31 am por ruiisanches
» Rectificações do Imposto
Ter Mar 17, 2015 9:22 am por ruiisanches
» Como obter insençao em IUR
Ter Mar 17, 2015 9:20 am por ruiisanches
» Taxa de IUR
Sex Abr 26, 2013 1:19 pm por isaias veiga
» IUr a reter
Dom Fev 03, 2013 12:07 pm por ruisanx
» Prazo para dedução do IVA
Dom Nov 25, 2012 5:26 pm por letizia.ramos.5
» Protocolo entre Portugal e Cabo Verde?
Ter Out 09, 2012 1:22 am por Maria C
» Insenção de IUR em jovens empresários
Seg Out 08, 2012 12:04 pm por ruisanx
» SNC de Cabo Verde e Portugal
Sáb Set 15, 2012 11:28 am por ruisanx